Frutas, verduras, roupas, calçados, acessórios, carnes não foram o foco especial na tradicional feira livre, deste sábado (6), de Coronel João Sá, cidade localizada no nordeste do estado da Bahia. Aos poucos, vimos muitas pessoas carregarem, além das suas sacolas com as compras do dia, um item a mais, o jornal comunitário, A Pedra. Assim, de mãos em mãos de donas de casa, comerciantes, feirantes, clientes, verdureiros, entre outras pessoas o jornal circulou livremente e para quem quisesse apreciar a leitura do mais novo informativo da cidade.
Isso é o que? Moça me dá um! Quanto custa? Quem fez? É daqui da cidade mesmo? É Jornal do dia? Estas e muitas outras frases ecoaram nesta manhã de sol, na praça do mercado, assim como, muitos foram os olhares curiosos sobre o material que estava sendo distribuído gratuitamente. Para Jilvanete Andrade, uma das pessoas que entregou o informativo, “foi muito proveitoso e satisfatório distribuir o jornal na feira, pois é um local que tem pessoas de várias cidades vizinhas e com isto a divulgação do jornal é expandida”.
A entrega do jornal A pedra na feira livre faz parte do planejamento do Grupo de Acompanhamento do Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (GAPEAMSS) para a distribuição do informativo. A Pedra na sua 1ª edição teve a impressão de 10 mil exemplares para ser disponibilizados para as cidades vizinhas e os outros municípios que tem a realização do PEAMSS.
O Jornal A Pedra foi produzido pelos participantes das oficinas de Educação Ambiental e Educomunicação realizadas pelo PEAMSS, em Coronel João Sá, no mês de julho e agosto de 2010 e ele foi lançado para a comunidade no dia 22 de outubro. A próxima edição circulará em dezembro do referido ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário