De 27 a 31 de julho e 7 de agosto, em Coronel João Sá, a equipe local do PEAMSS junto com os formadores das oficinas, a equipe da EMBASA e cerca de 50 participantes (zona rural, presidentes de associações e sindicatos, estudantes, professores e muitos outros) experimentaram saberes, vivências, troca de conhecimentos sobre Educação Ambiental, Educomunicação, fotografia e legislação.
Os participantes, sempre em grupo, puderam relatar, por meio de diversas linguagens, como eles vêem/percebem a cidade em que moram. Também foram realizados outros exercícios que provocaram o grupo a discutir sobre problemas socioambientais, a importância da mobilização e da participação da população, o direito a comunicação, leitura crítica da mídia, saneamento básico, legislação socioambiental e o papel de cada um para construir uma sociedade sustentável.
A expressão do que o grupo viveu, durante as oficinas de Educação Ambiental e Educomunicação, foi exposta à comunidade por meio do Cinema na Praça. Esta atividade ocorreu na praça ACM, na sexta-feira (30 de julho de 2010), às 20h com a exibição do vídeo produzido pela equipe local do PEAMSS Um olhar sobre Coronel João Sá e outras produções como, o curta Não mangue de Mim, o vídeo americano A História das coisas e Ilha das Flores, exibimos também algumas fotografias das oficinas. Para que este ato simbólico se realizasse, ocorreram apoios, como o do grupo (que definiu esta ação como a intervenção socioambiental), de particulares (disponibilizar carro de som, energia, mesa, cabo de adaptação, cadeiras) e da população que veio assistir aos vídeos.
Seguindo o embalo da mobilização, a oficina de fotografia foi realizada no sábado a tarde no Gasparino, Zona Rural do Município, local onde está concentrada a construção da Barragem do Gasparino, uma obra do Governo Federal. Neste dia, a equipe do PEAMSS de Cícero Dantas contribuiu com o trabalho. A tarde de sábado foi recheada de olhares curiosos sobre as belezas do lugar e os impactos da obra sobre o meio ambiente.
A oficina de legislação socioambiental encerrou esta primeira fase de formação do PEAMSS com conhecimentos sobre a temática de legislação ambiental, dentre eles está a lei 11.445/07 que rege sobre o saneamento básico. Para explanar sobre o assunto foram exibidos vídeos, realizadas dinâmicas, além da aula expositiva. Ao final da oficina o grupo construiu o que seria, de forma genérica, o plano municipal de Saneamento. Nele, os participantes apresentaram um diagnóstico dos serviços do saneamento básico no município e sugestões do que precisa ser oferecido à população para sanar as necessidades apontadas.
Ao longo da semana alguns permaneceram em silêncio e outros não paravam de se expressar, estes pontos extremos contribuíram para harmonizar as discussões. Mas esta harmonia não foi sinônimo de hegemonia, surgiram idéias convergentes também. Mesmo neste espaço de contrários, a maioria dos presentes conseguiu visualizar qual a sociedade ideal que precisamos viver e construir/conquistar.
Com todos os pontos positivos, ainda fica a sensação de que existe muito trabalho pela frente, e que esta ação foi apenas uma cócega na consciência das pessoas. Não foi em vão, mas ainda é um começo e por se tratar de mobilização é um processo.
As oficinas de Educação Ambiental e Educomunicação foram ministradas por Débora Menezes (Jornalista e Educadora Ambiental) e Manoela Freire (antropóloga e Educadora Ambiental) e a oficina de legislação foi ministrada por Gilberto Batista e Ruan Cargel Araújo (estudantes do curso de Direito da UNEB).
As próximas oficinas do PEAMSS acontecerão no mês de setembro.
No vídeo (a cima) vocês podem visualizar alguns momentos destes dias de oficinas do PEAMSS no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário